quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Reuniões realizadas em Porto Alegre nos dias 23 e 24 de outubro

A Prefeitura de Canguçu através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio esteve em viagem a capital para tratar de dois assuntos referentes aos trabalhos realizados pela pasta.

No dia 23, a equipe esteve reunido com a Secretária Estadual de Turismo Abigail Pereira com o objetivo de conseguir atenção especial ao Projeto do Restaurante Panorâmico e Centro de Eventos que está cadastrado no SICONV,  para que a Secretaria Estadual interseda junto ao Mtur na liberação da verba pretendida pelo município. Além disso, foi entregue em mãos ofício solicitando dois estagiários a serem capacitados para atendimento ao turista dentro do Programa Verão Legal nos CATs- Centro de Atenção ao Turista criados pela SETUR, de maneira a se criar um centro de atendimento qualificado no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição em Canguçu.  


No dia 24, a reunião foi na SESAMPE - Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa com Coordenador Angelo Barcelos para tratar da possibilidade de linha de microcrédito gaúcho especial em Canguçu com um crédito diferenciado para o produtor rural.




terça-feira, 2 de outubro de 2012

FEIRA DO EMPREENDEDOR 2012: ONDE BOAS IDEIAS VIRAM ÓTIMOS NEGÓCIOS!

A Feira do Empreendedor foi um evento destinado a quem deseja informações para saber como empreender, abrir um negócio ou incrementar o que já possui. É realizada pelo Sebrae de dois em dois anos em todos os estados brasileiros e tornou-se uma excelente ferramenta para multiplicar e fortalecer as micro e pequenas empresas.


Reúne e apresenta oportunidades diversificadas sempre com foco no mercado, tais como: abertura de empresas, gestão empresarial, alternativas de negócios, novos empreendimentos, inovações tecnológicas e acesso ao mercado e ao crédito.

Entre os dias 27 a 30 de setembro, a Prefeitura de Canguçu esteve representada na feira por seu Agente de Desenvolvimento. Foram 9 mil metros quadrados de oportunidades de negócios, novas idéias para pôr em prática, entre as participações dentro de oficinas de empreendedorismo, palestras sobre as novas tendências do mercado com os “startups”* (.) e workshops.



*Uma startup é uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Por ser jovem e estar implantando uma ideia no mercado, outra característica das startups é possuir risco envolvido no negócio. Mas, apesar disso, são empreendimentos com baixos custos iniciais e são altamente escaláveis, ou seja, possuem uma expectativa de crescimento muito grande quando dão certo. Algumas empresas já solidificadas no mercado e líderes em seus segmentos, como o Google, a Yahoo e o Ebay, também são consideradas startups.