segunda-feira, 13 de abril de 2009

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição


Vista interna da Igreja Matriz


Em 1° de janeiro de 1800 é criada a capela Curada Nossa Senhora da Conceição em Canguçu, considerada o marco inicial do município. Em 1804 a obra é concluída, a igreja foi construída com uma nave central e com uma torre para abrigar um sino e a iluminação era feita por lampiões.

Em 1910 houve um grande incêndio na igreja devido a velas acesas. No ano de 1912, Canguçu vira freguesia. Há indícios de que em 1857 a igreja tenha passado por reformas utilizando mão-de-obra escrava, sendo a primeira reforma significativa no prédio. Na reforma a igreja recebeu a segunda torre, do lado esquerdo, para abrigar um relógio mas que não chegou a ser colocado por falta de verbas.

Devido ao estado de deterioração, em 18 de junho de 1956 começou um novo trabalho de reconstrução, levando 13 anos para ser concluída porque a arquidiocese não tinha recursos para a reforma. O Bispo Antônio Zatera, em um almoço na casa do juiz da cidade, pediu que o casal ajudasse na reforma, pois Canguçu merecia uma igreja que não estivesse quase caindo sobre os fiéis. Então, a esposa do Juiz, ouvindo tal pedido, fez uma promessa para Nossa Senhora da Conceição para que se ela conseguisse de ter filhos, pois ela havia perdido um, ajudaria a reconstruir a Igreja. Durante esses treze anos a Sra. Elaine juntou-se com algumas das senhoras mais abastadas de Canguçu e juntaram dinheiro através de jantares e bazares realizados no município. Deste dinheiro, conseguiram comprar o terreno onde é a prefeitura municipal hoje, durante todo o tempo da reconstrução foram realizadas todas as celebrações da igreja neste local.

Para as reformas contrataram os serviços de Adail Bento Costa. Neste processo foi mantida a fachada original e demolido o restante do prédio onde foi construída uma igreja mais ampla, agora com três naves, possuindo uma sacristia maior e biblioteca ligada a casa paroquial. E os objetos da Igreja que foram mantidos desde sua criação foram a pia batismal, as pias pequenas da entrada, a imagem de Nossa Senhora da Conceição e o sino original.

Foto: Cristiane Berselli


*

*

*

A SMTIC lamenta a demora para atualização do blog e esclarece que o motivo foi por termos ficado sem Internet nas duas últimas semanas. Agradecemos a todas as pessoas que acompanham o nosso blog. Comentem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário