quarta-feira, 29 de julho de 2009

Projeto Germânico Sul Riograndense


O Projeto Germânico Sul Riograndense - Cultura Alemã e Pomerana é idealizado por Josiane Behling Böhlke para que seja feito o resgate das culturas alemãs e pomeranas no município de Canguçu.

As atividades a serem incentivadas com o projeto são:
  • Canto coral/ canto em grupo com acompanhamento instrumental;
  • dança típica
  • teatro
  • culinária
  • Turismo
  • cursos em língua alemã e pomerana
  • concurso de leitura
  • exposição de objetos usados por pomeranos e alemães
  • desfiles temáticos
  • festas típicas, como por exemplo a Koloni Fest que já ocorre no município e o festival Canta Sul onde também são cantados hinos em alemão.
Este projeto é apoiado pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e pretende-se fazer parceria com o Consulado da Alemanha.

Na última quinta feira, durante sessão solene em Pelotas, foi entregue ao Consul Norbert Kürstgens as propostas deste projeto.
*
*
*

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Kolonie Fest

É neste final de semana a Festa do Colono!

Data: Dia 25 de Julho
Local: Vanda Venske - Herval - 2° Distrito

Programação:
  • 11h - Almoço
  • 12:30h - Abertura Oficial
  • Exposição do Comércio Local
  • Café Colonial
  • Bailes
  • Apresentação das Rainhas
  • Desfile Temático
Animação durante o dia com a Banda Vibrasom.
No Ginásio: Bonde da Vaneira, Banda Milenium, Discoteca Estilo Som.
No salão do Paulinho Milech: Discoteca Vibrasom

Ônibus da Rodoviária: saída às 13h, às 14h, retorno 18h / saída para o baile às 19h.

Realização: Família Venske e Griep e Prefeitura Municipal de Canguçu.

(clique na foto para ampliar)
*
*
*

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Obelisco


A praça Dr. Francisco dos Santos possui um Obelisco construído na década de 70, alusivo ao centenário do município em 1957, com suas principais datas incrustadas em seu entorno.

Construído artesanalmente pelo Engenheiro civil Francisco Canez com ferramentas rudimentares como marreta e ponteiros de aço. O Obelisco tinha a intenção de ser um relógio solar.

Acredita-se que existam documentos que foram colocados embaixo do Obelisco e também muitas moedas da época do império.

As datas que estão na placa de Bronze:
  • 1812 - Freguesia
  • 28/01/1857 - Vila
  • 22/06/1857 - Município (Atenção: a data correta é 27/06/1857)
  • 1857/1957 - Glória aos fundadores de Canguçu.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

CDI - Carnaval de Inverno



Prepare os balangandãs!!

É neste final de semana, nos dias 24 e 25 de julho, o famoso CDI - Carnaval de Inverno de Canguçu.

O CDI acontece todos os anos no Clube Harmonia.

Prestigie!!!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos

foto antiga da praça quando foi remodelada

foto onde o Stad Bar aparece em primeiro plano

A praça é o ponto de referência do povo por sintetizar as representações da cidade.

A praça foi construída em 1901, mas era somente um terreno baldio cercada por alambrados para evitar sua destruição por animais soltos numa comunidade dedicada à agropecuaria.

Até a República teve o nome de Praça Dom Pedro II, como de costume no período monárquico. Após a proclamação da República passou a chamar-se Praça Marechal Floriano Peixoto.

No mandato do prefeito Hipólito Gonçalves da Silva (1900 - 1904) a praça foi de fato construída e hoje se chama Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos.

A praça não tinha bancos. Somente um ano antes da inauguração da luz elétrica em 1933 é que ela foi remodelada. Trouxeram vários arbustos, flores e árvores de diversos portes. Foram construídos 12 bancos de madeira e ferro, e também o Stand Bar que era um quiosque de esquina funcionado como bar que alegrava as tardes da comunidade canguçuense. Mais tarde os bancos primitivos foram trocados por bancos de cimento.


A praça nos dias atuais

A praça nos dias atuais

sexta-feira, 10 de julho de 2009

O que falaram de nós


O site Canguçu On Line fez reportagem falando sobre a divulgação do município no 4° Salão Nacional de Turismo através da Revista da Costa Doce que divulgava os 152 anos do município.

Segue abaixo a reportagem feita pelo site no dia 6 de julho:

Revista da Costa Doce é a grande atração no 4º Salão Nacional do Turismo

A receptividade do público participante do 4º Salão Nacional do Turismo à Revista da Costa Doce está superando todas as expectativas. A busca por um exemplar da Revista é concorrida e os temas apresentados despertam o interesse de todos. “Os visitantes de outros estados questionam ‘o que é a Costa Doce? onde fica?’ e se impressionam positivamente com a cultura, o ambiente natural e a nossa história”, destaca o diretor da Comunicar Brasil, empresa que edita a publicação, Charles Furtado Vilela. “Ao completarmos um ano com a Revista, encontramos o ponto de equilíbrio na apresentação de nossa região: a mescla de assuntos e a diversidade de temas que trabalhamos têm um excelente impacto no público.”

Além de potencializar a divulgação do turismo e do desenvolvimento das regiões Sul e Centro-Sul do Rio Grande do Sul, a Revista da Costa Doce oferece espaço privilegiado às empresas do segmento turístico como hotéis, pousadas, restaurantes e demais serviços relacionados diretamente ou complementares ao setor. “Todas as empresas que apoiaram o projeto durante o primeiro ano estão sendo divulgadas aqui em São Paulo”, afirmou Vilela. “Como nossas edições são temáticas, mantemos a circulação das publicações do ano nos grandes eventos do turismo nacional.” As edições que estão no Salão Nacional do Turismo são: “Turismo Rural” (Agosto/08), “Esporte e Aventura” (Outubro/08), Sol e Praia (Dezembro/08), “Litoral Sul, teu novo destino” (Fevereiro/09), “Turismo de Negócios e Eventos” (Abril/09) e “Inverno na Costa Doce” (Junho/09).

O 4º Salão Nacional do Turismo, que acontece até domingo (5), em São Paulo, é o maior evento do turismo brasileiro, contando com a participação de todos os estados e um público de mais de cem mil pessoas. Empresários, autoridades e visitantes estão conhecendo a publicação que completa um ano divulgando o turismo e o desenvolvimento das regiões Sul e Centro-Sul do Rio Grande do Sul. A Revista da Costa Doce circula em mais de 30 municípios e nos principais eventos do turismo nacional e regional. Mais informações pelo telefone (51) 3023-6370 ou no e-mail atendimento@comunicarbrasil.com.br.

*
*
*
Reportagem de 2 de julho:

Revista da Costa Doce divulga Canguçu para o Brasil


A Revista da Costa Doce está divulgando Canguçu para o Brasil no 4º Salão Nacional do Turismo, que acontece até domingo, em São Paulo. As atrações turísticas, o potencial para o desenvolvimento e os anunciantes do Caderno especial dos 152 anos de Canguçu, estão sendo destacados pela Revista da Costa Doce no maior evento do turismo brasileiro, que conta com a participação de todos os estados e um público de mais de cem mil pessoas. Empresários, autoridades e visitantes estão conhecendo a publicação que completa um ano divulgando o turismo e do desenvolvimento das regiões Sul e Centro-Sul do Rio Grande do Sul.

A Revista da Costa Doce circula em mais de 30 municípios e nos principais eventos do turismo nacional e regional. Leia e anuncie na Revista da Costa Doce: divulgando Canguçu no Salão Nacional do Turismo, em São Paulo. Uma publicação da Comunicar Brasil. Mais informações pelo telefone (51) 3023-6370 ou no site www.revistadacostadoce.com.br.


http://www.cangucuonline.com.br/ Por: Diego Vilela

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Certificados da Semana de Meio Ambiente

Os certificados da III Semana do Meio Ambiente de Canguçu e I Seminário Municipal de Educação Ambiental já estão disponíveis no Comitê do COGEA, localizado na Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo,Rua Júlio de Castilhos, 941.
--
Cordialmente,
Equipe do Comitê Gestor de Política Municipal de Educação Ambiental de Canguçu -RS (COGEA)

*
*
*

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Projeto Rota dos Moinhos

Moinho localizado no Rincão dos Maias

Antigo moinho dos Blaas - Localidade Glória

Antigo moinho que pertence a família Wolter

A Secretaria de Turismo está iniciando a formatação do Projeto Rota dos Moinhos e estamos convidando todos os proprietários de moinhos coloniais desativados ou em uso para integrar o projeto.

Se você conhece algum moinho no interior, também pode nos enviar informações para que possamos visitar e entrar em contato com o proprietário. O Telefone da Secretaria de Turismo é 3252 9533 ou então pelo e-mail turismocangucu@gmail.com.

Já iniciamos a identificação in loco de alguns moinhos, iniciado o projeto.

Aguardem novidades!
*
*
*