quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Novas oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas da Região Sul nos segmentos de Comercio e Serviços e Turismo



Pelotas – O SEBRAE/RS esta selecionando micro e pequenas empresas nos municípios da região Sul para participação em seus projetos coletivos setoriais. As propostas da instituição para implantar um plano de desenvolvimento conjunto para os pequenos negócios priorizam a segmento de comercio, serviço e turismo da Região.

De acordo com o superintendente do SEBRAE/RS , Marcelo Lopes, esta é a primeira vez que a instituição realiza uma chamada publica para as MPEs participarem dos projetos coletivos setoriais. “Essa decisão foi tomada para proporcionar acesso amplo e irrestrito dos pequenos negócios ao Sebrae/RS que , desta forma, pode ser mais eficaz no fomento da competitividade empreendedora gaúcha”, explica o superintendente. Sobre os benefícios para as MPEs selecionadas, ele resume que terão capacitações e consultorias em gestão, promoção de acesso a mercados – participação em feiras, visitas técnicas e rodadas de negocios; incentivo à inovação; cursos e palestras; orientação para acesso ao credito.

A media de duração dos projetos coletivos setoriais é de dois anos. Independente de cada programa, é de responsabilidade do SEBRAE/RS colocar um gestor à disposição para atendimento das MPEs selecionadas; apoiar financeiramente uma parte do custo das ações do projeto; comunicar as MPEs sobre o andamento do projeto; promover a formação de um comitê gestor composto por entidades parceiras, empresários e representantes do SEBRAE RS , que trabalhará na validação e acompanhamento da execução das ações .

São responsabilidade das MPEs selecionadas para os projetos coletivos setoriais participar das reuniões mensais de seus respectivos programas; declarar ter faturamento anual até R$ 2, 4 milhões; arcar com as contrapartidas financeiras – conforme interesse de participação e negociações realizadas por ação; participar do Premio MPE Brasil e das pesquisas de avaliações de resultados, fornecendo dados de evolução da gestão; não estar participar de outro projeto coletivo do SEBRAE/RS ou não ter participado nos últimos quatro anos.

Na Região sul dois projetos serão contemplados:

Comercio e serviços com foco em aglomerados comerciais em pequenos negócios de Pelotas , Rio Grande e Camaquã . Sendo que Pelotas serão contempladas empresas dos Bairros Fragata e Zona Norte. Rio Grande o quadrilátero central ruas Marechal Floriano, 24 de Maio, General Vitorino e Barroso e Camaqua na Rua Olavo Moraes. A Gestora deste projeto é Marcia Helena Porto contato pelo e-mail: marciah@sebrae-rs.com.br

Turismo da Costa Doce com foco em meios de hospedagem e restaurantes nos municípios de Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Piratini, Jaguarão, São Jose do Norte, Tapes, Arambaré, Camaquã , Mariana Pimentel, Sertão Santana e Canguçu. A Gestora deste projeto é Jussara Argoud contatos pelo e-mail: jussaraa@sebrae-rs.com.br

O investimento será de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais) nos dois anos para estes projetos.

Como participar:

A participação na chamada publica, lançada em novembro, deve ser efetuada no site do SEBRAE/RS (www.sebrae-rs.com.br) até o dia 10 de dezembro ou através de formulário disponível nas Unidades do SEBRAE em Pelotas e Rio Grande.

Mais informações: Central de Relacionamento SEBRAE/RS : 0800 570 0800

Jussara Cruz Argoud
Gestora dos Projetos
Artesanato do Mar de Dentro
Hospitalidade na Costa Doce
Sabores na Costa Doce
53-32250541- 99761571

Nenhum comentário:

Postar um comentário