quinta-feira, 14 de abril de 2011

Workshop Política Nacional de Resíduos Sólidos na Prática


O município de Canguçu participou nessa quarta-feira (13) do “Workshop Política Nacional de Resíduos Sólidos na Prática” que aconteceu no Tourist Executive Hotel em Pelotas. O evento é promovido pelo Comitê Socioambiental da Extremo Sul e reuniu palestrantes para debater a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e alinhar projetos relacionados ao tema.

Segundo foi esclarecido no evento, a partir de 2012, os municípios brasileiros só terão acesso a recursos federais se desenvolverem um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

***
O PNRS contém as diretrizes para a gestão, o gerenciamento e o manejo dos resíduos sólidos. Incentiva os fabricantes a adotar procedimentos adequados à produção de produtos não agressivos ao ambiente e à saúde humana e à destinação final correta dos rejeitos da produção. Entre outras deliberações determina que os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos definam programas e ações para a participação dos grupos interessados, em especial das cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis também constituídas por pessoas físicas de baixa renda.
***
De manhã os representantes dos municípios convidados apresentaram as melhores práticas de projetos sobre resíduos sólidos existentes em suas cidades. Os educadores ambietais da Prefeitura de Canguçu , Roberta Luzzardi e Leandro Campello, falaram a respeito das ações a respeito dos resíduos sólidos do município.

Fechou a manhã a apresentação da Empresa Meioeste de SC, que está responsável pela instalação do Aterro Sanitário da Metade Sul, em Candiota, dentro de padrões de presenvação ambiental.


De tarde, ocorreu o ciclo de palestras e mesa redonda:
  • Adriana Ziemer Garcia Ferreira, coordenadora do Departamento Técnico da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), falou sobre a formatação de um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
  • Julio Dorneles, diretor-executivo do Pró-Sinos (Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos) falou a respeito do consórcio ao público
  • O promotor Paulo Gentil Charqueiro abordou as bases legais para solidificar conceitos teóricos, fornecendo subsídios indispensáveis para a elaboração dos planos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário