segunda-feira, 9 de março de 2009

2° Seminário de Turismo Rural - Expoagro Afubra em Rio Pardo.



Expoagro Afubra 2009

Rotas de turismo rural e ecológico são opções de diversificação econômica para comunidades rurais

As discussões sobre o turismo rural tiveram, pelo segundo ano consecutivo, espaço na Expoagro Afubra, que se encerra nesta sexta-feira, 6 de fevereiro. Projetos de promoção de opções de lazer como forma de agregar renda para produtores e comunidades foi a tônica do 2º Seminário Regional de Turismo Rural promovido pela Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Emater/RS-Ascar e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). O evento possibilitou o intercâmbio dos vales do Rio Pardo, Taquari e Caí e teve a participação de gestores e empreendedores. Antes do início das explanações, houve relato histórico sobre os 200 anos de criação de Rio Pardo, comemorados este ano.

O secretário executivo da Associação Caminhos de Pedra, Nestor José Forest, falou sobre o roteiro no município de Bento Gonçalves. Ele disse que o empreendimento na serra gaúcha resgata a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à região desde 1875. O projeto tem 17 anos e é um dos roteiros rurais mais antigos do Brasil. Surgiu a partir de um levantamento do acervo arquitetônico da área característica pela topografia acidentada. Os casarios foram reformados para resgate da imponência original, com auxílio de recursos captados através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). As várias atrações e os produtos agroindustrializados são atração permanente no roteiro, que contou com a visitação de 54 mil pessoas em 2008.

A seguir, o coordenador estadual do Turismo Rural da Emater, engenheiro agrônomo Flávio Calcanhotto falou sobre o selo Turismo Rural Gaúcho. A marca foi idealizada com base em estudos que reuniram representantes de várias entidades governamentais e instituições levando em conta aspectos como o personagem, costumes, tradição, gastronomia e lidas de campo. Calcanhoto sugeriu que o selo seja usado em todas as iniciativas e produtos turísticos, como forma de identificar o turismo rural gaúcho no Brasil e exterior. “É uma forma de integramos toda a diversidade cultural por meio de uma marca para a sua divulgação e promoção”, disse.

Outro momento foi a apresentação do trabalho feito no Vale do Taquari, que possui cinco rotas turísticas, inclusive algumas abrangendo vários municípios. Rafael Fontana, presidente da Associação dos Municípios de Turismo dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana mostrou os roteiros Gemas e Jóias, Rota Germânica, Delícias da Colônia, Rota da Erva-Mate e Caminho dos Moinhos. Ele disse que as atrações foram construídas em cima do resgate de valores que haviam se perdido no tempo e lembrou que são necessários esforços conjuntos dos empreendedores e poder público. “Muitos dos empreendedores estão obtendo lucratividade em seus negócios”, disse. “As agências de turismo receptivo são importantes na divulgação do turismo rural”, salientou.

O caso do Vale do Caí foi apresentado pela extensionista da Emater/RS de Harmonia, Rogéria Flores, e pelo coordenador da Cooperativa de Citricultores Ecológicos, Ernesto Carlos Kasper. Eles falaram sobre a Rota Sabores e Saberes do Vale do Caí, que tem enfoque na agroecologia, além de artesanato, gastronomia, história e lazer. Existente desde setembro de 2007, o roteiro envolve cinco municípios.

E os roteiros da região do Vale do Rio Pardo foram apresentados por Jacira Assmann, membro da diretoria da Aturvarp e proprietária a agência de turismo receptivo Cirass. Ela falou sobre aspectos do trabalho que envolve a recepção dos turistas e os passeios pelos roteiros. “Os empreendimentos devem ter capacidade de atendimento”, salientou, lembrando também da importância do preparo das pessoas para receber os turistas. Também apresentou quatro roteiros da região: Caminho dos Tropeiros, de Candelária; Rota Germânica de Rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul e Sinimbu; Caminhos da História, em Rio Pardo; e a Rota dos Casarões, em Sobradinho.

Estiveram presentes no 2º Seminário Regional de Turismo Rural também o presidente da Aturvarp, Carlos Heitor Borges Panyagua; o presidente da Emater/RS, Mário Ribas do Nascimento; o presidente da Afubra, Benício Werner, e o vice-presidente, Heitor Petry. Outros participantes foram o secretário adjunto de Turismo Rural de Rio Pardo, Ronaldo Pinto Gomes; o historiador rio-pardense Flávio Canto Wunderlich; a secretária de Turismo de Santa Cruz do Sul, Marla Hansen, e a secretária executiva da Aturvarp, Silvani Frantz.



Cristina Severgnini
Coordenadoria de Imprensa da Expoagro Afubra

***

A Secretaria de Turismo de Canguçu foi prestigiar o seminário sobre turismo rural na região do Vale do Rio Pardo, Taquari e Caí, na última sexta feira, e podemos observar o que está sendo desenvolvido nessas regiões. Houve uma belíssima palestra sobre os Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves e foi muito interessante, também, a palestra sobre o Turismo Gaúcho, destacando-se principalmente a divulgação do "Selo do Turismo Rural Gaúcho" promovido pela Secretaria de Estado. Este selo será utilizado pelas rotas turísticas criadas seguindo alguns critérios, assim, se cria um padrão de identidade.

Procuramos saber o que os nossos vizinhos então fazendo em direção do desenvolvimento do turismo, e buscamos ter nossas próprias idéias, o consenso geral é de que o turismo deve ser trabalhado regionalmente com a integração de todos os municípios, buscando a sustentabilidade, valorização, conscientização e o despertar da população local sobre a importância do turismo e sua capacidade de alavancar outros setores da economia.


Para dar uma olhada:
www.caminhosdepedra.org.br -
Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves
www.amturvales.com.br -
Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (AMTURVALES)

2 comentários:

  1. Parabens a Sec. de Turismo Indústria e Comércio e ao seu Secretário Nilson pela iniciativa do Blog. Pois assim teremos mais trasparência e aproximação com o que está acontecendo em nossa cidade e interior. SECESSO A TODOS!!

    (Ricardo Oliveira)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o Blog, parabéns pela iniciativa !

    ResponderExcluir