terça-feira, 3 de março de 2009

Antecedentes de Canguçu

(foto: interior de Canguçu)

Anteriormente, as terras do município de Canguçu faziam parte da Província dos Tapes criada em 1639 pela Real Cédula de Madri - Espanha que era a primeira divisão politico - administrativa do RS.

Em 1777, com a Tratado de Santo Idelfonso, a região da atual Canguçu foi fronteira entre Portugal e Espanha por 24 anos.

Os povoadores iniciais de Canguçu foram guerrilheiros das tropas de Rafael Pinto Bandeira e portugueses que tiveram que sair da Colônia de Sacramento quando este passou definitivamente ao domínio espanhol.

Em 1783 funcionou a Real Feitoria do Linho Cânhamo do Rincão do Canguçu, após o vice-rei de Portugal determinar que funcionasse uma propriedade agrícola que produzisse linho-cânhamo para a confecção de cabos e velas para as embarcações. Isso aconteceu porque até então Portugal dependia da Inglaterra para importar a fibra. A fazenda funcionou durante seis anos até ser transferida para a atual São Leopoldo. Foi usado a mão de obra de escravos e casais de açorianos. Em torno do abandonado local da Real Feitoria, haviam-se condensado alguns moradores que deram origem ao povoado Canguçu que passou a ser Canguçu-Velho.

Canguçu sempre foi local de passagem, como as tropas militares que se deslocaram entre as bases militares do Rio Grande( 1737) e Rio Pardo (1752). Então, Canguçu foi criado dentro de um contexto estratégico, se os espanhóis conquistassem essa região, poderiam atacar Rio Grande e Rio Pardo, as principais bases militares de Portugal do litoral e da campanha.

Por volta de 1793, as terras do Rincão do Tamanduá, onde hoje está a atual cidade de Canguçu, tornaram-se fonte de disputa entre dois sesmeiros, o Capitão-mor Paulo Rodrigues Xavier Prates e João Francisco Teixeira de Oliveira.

A necessidade estratégica militar de defesa da fronteira, a questão da posse de terras e o desejo dos moradores do local de possuírem assistência religiosa, levaram com que essas 140 famílias pedissem que o local fosse requerido para a criação da capela e fundação do povoado.

Essas famílias precisavam anteriormente se deslocar até Rio Grande para poderem ter assistência religiosa, a doação das terras do Rincão do Tamanduá resultou na fundação de Canguçu com a criação da Capela Curada Nossa Senhora da Conceição de Canguçu.

Informações retiradas do Livro "Canguçu - Reencontro com a História" de Cláudio Moreira Bento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário