sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Festivôo Serra do Sul


O presidente da a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul FUNDERGS Ico Charopen veio a Canguçu para assinar convênio juntamente com a Prefeitura Municipal o Projeto Segundo Tempo que tem por objetivo democratizar o acesso a pratica esportiva para crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, em turno inverso ao colégio.

Nesta reunião, ocorrida hoje de manhã, o Secretário de Turismo Nilson Nornberg teve a garantia do presidente FUNDERGS a liberação de verba para os projetos Festivôo - Festival de vôo livre idealizado por esta Secretaria. Outro projeto que foi garantido foi a construção da Quadra de Tênis.

O Festivôo será realizado nos dias 03 e 04 de outubro de 2009 no interior de Canguçu. O Festival já foi divulgado durante a Fenadoce.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A Face da Santa




E a Nossa Senhora da Canceição, padroeira do nosso município vai tomando forma..

Notícias anteriores do Santuário em:
Procure aqui! ---> Santuário N. Senhora da Conceição

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Correaria Rodeio




A Correaria Rodeio localiza-se perto da Rodovária de Canguçu, na rua Genes Bento e possui diversos itens de correaria. O local é muito interessante e mostra os itens utilizados pela nossa cultura gaúcha no campo. Visite!

*
*
*

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O Santuário no Diário Popular

Imagem de Capa do Diário Popular



No último domingo, dia 09 de agosto de 2009, saiu reportagem sobre o Santuário Nossa Senhora da Conceição. Foram divulgadas as obras que estão sendo feitas e os projetos futuros para que este local se torne um Complexo turístico no nosso município.

[clique nas fotos para ampliar]

*
*
*


terça-feira, 11 de agosto de 2009

Página do Artesanato


Agora Canguçu tem página virtual exclusiva para o artesanato.

O blog já está em funcionamento e o endereço é http://artesanatocangucu.blogspot.com/

O blog irá divulgar os trabalhos dos artesãos do município.

*
*
*

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Casa de Cultura Marlene Barbosa Coelho

Detalhe do vitral da porta de entrada

Foi construído no século XIX durante o período Imperial, em estilo neoclássico para servir de residência à família Piegas. Ali se realizaram memoráveis saraus e comemorações, como o casamento dos filhos dos Peigas. Os herdeiros do palacete o venderam para a municipalidade de Canguçu em 12 de dezembro de 1901.

É um prédio eclético do fim do século XIX, caracterizado por apresentar acesso central com uma porta e duas folhas com um vitral na parede superior. A escada principal é em legítimo mármore italiano, janelas com duas folhas e postigos internos com arestas arredondadas simetricamente à fachada frontal possuindo ao todo 21 janelas. A base apresenta porão provido de gateiras com grades, onde provavelmente eram guardados mantimentos e abrigados os escravos. O prédio possui platibanda em toda a sua fachada. O telhado é composto por telhas coloniais "feito nas coxas".

A casa apresenta em várias peças, bem como na entrada, belíssimo trabalho de pintura escariola, tendo como destaque principal o trabalho de entalhe existente no forro do Salão Nobre, local mobilizado com móveis originais da casa.

Na casa ocorreram eventos importantes como a elevação de Canguçu à cidade, em março de 1938.

No local, funciona hoje a Biblioteca Pública Érico Veríssimo, o Museu Municipal Capitão Henrique Barbosa, o Salão Nobre Municipal e a Secretaria de Cultura, Política de Desenvolvimento e Juventude.

Neste local, anteriormente a construção da casa, existia ao fundo entre pedras, uma cadeia mandada construir por Francisco Pedro para os Farrapos e serviu de posto de comando de 1845 a 1850.

Visão da casa nos dias atuais