terça-feira, 4 de agosto de 2009

Casa de Cultura Marlene Barbosa Coelho

Detalhe do vitral da porta de entrada

Foi construído no século XIX durante o período Imperial, em estilo neoclássico para servir de residência à família Piegas. Ali se realizaram memoráveis saraus e comemorações, como o casamento dos filhos dos Peigas. Os herdeiros do palacete o venderam para a municipalidade de Canguçu em 12 de dezembro de 1901.

É um prédio eclético do fim do século XIX, caracterizado por apresentar acesso central com uma porta e duas folhas com um vitral na parede superior. A escada principal é em legítimo mármore italiano, janelas com duas folhas e postigos internos com arestas arredondadas simetricamente à fachada frontal possuindo ao todo 21 janelas. A base apresenta porão provido de gateiras com grades, onde provavelmente eram guardados mantimentos e abrigados os escravos. O prédio possui platibanda em toda a sua fachada. O telhado é composto por telhas coloniais "feito nas coxas".

A casa apresenta em várias peças, bem como na entrada, belíssimo trabalho de pintura escariola, tendo como destaque principal o trabalho de entalhe existente no forro do Salão Nobre, local mobilizado com móveis originais da casa.

Na casa ocorreram eventos importantes como a elevação de Canguçu à cidade, em março de 1938.

No local, funciona hoje a Biblioteca Pública Érico Veríssimo, o Museu Municipal Capitão Henrique Barbosa, o Salão Nobre Municipal e a Secretaria de Cultura, Política de Desenvolvimento e Juventude.

Neste local, anteriormente a construção da casa, existia ao fundo entre pedras, uma cadeia mandada construir por Francisco Pedro para os Farrapos e serviu de posto de comando de 1845 a 1850.

Visão da casa nos dias atuais

Um comentário:

  1. Ta massa o blog heim, parabéns
    Ah, se precisarem de um secretario de cultura, to ai!!
    heheheh
    abraço e sucesso!

    ResponderExcluir